sábado, 16 de junho de 2012

Como Degustar sua Cerveja


Aqui vão os principais pontos para avaliar um cerveja, que encontrei pesquisando na internet e aprimorando ao longo de minhas degustações.

APARÊNCIA
É o seu primeiro contato com a cerveja, antes mesmo de deitá-la no copo. Apresente-se à cerva e deixe que ela comece a te contar de onde ela veio e a sua história. Já servida, observe a sua cor, a textura do líquido, carbonatação, partículas suspensas e a aparência e a durabilidade do creme.

AROMA
Uma das mais complexas características da cerveja, é no aroma que você sente aquele toque floral, cítrico, frutado, malte, cravo... Dependendo da complexidade da cerveja, as sensações são infinitas, e refletem o que está contido na sua memória olfativa. Aprender a captar o aroma de uma cerveja é uma arte que requer algum treino. Se necessário, gire levemente o copo para que o aroma se solte. O que você nota? Que aroma predomina? Você sente flores? Ervas? Caramelo? Frutas? Que tipo de frutas? Lembra algum outro aroma que você conhece? Que odores desagradáveis você identifica? Já vi amigos sentido até aromo de incenso..... hehehehehe. Atenção pois após 4 inspirações, os sensores olfativos já começam a ficar confusos e sua avaliação prejudicada.

SABOR
Analise primeiro o gosto da cerveja, se é ácida, amarga, doce ou azeda, bem como a intensidade e duração de cada um destes aspectos na sua boca. Depois, analise o sabor como um todo. Sente o sabor do malte, do lúpulo, da levedura? Ao que te remete? Lembra outros sabores familiares? Eo sabor final, o retrogosto, como é? Dedique um bom tempo para perceber todas essas impressões.

SENSAÇÃO
É nesta hora que se avalia as sensações na boca, o corpo, a textura, a carbonatação, álcool e qualquer outra sensação tátil causado em sua boca pela cerveja.

CONJUNTO
Fluiu bem? Foi inesquecível? Nem tanto assim? Recomendaria para seus amigos? Ou você nem a degustaria novamente? Como o próprio nome já diz, é a sua impressão geral e pessoal sobre o conjunto da cerveja.

A princípio parace complicado, mas nada que um pouco de prática não resolva. E olha que praticar degustação de cervejas é a melhor parte.

Bom divertimento e deixem seus comentários sobre suas degustações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário!!!